SLOGAN

UM LUGAR PARA DESCANÇO, ENTRE O MAR E A LAGOA.

CONTATOS:

Fone:
053-99720939

053-99450918

E-mail:
antoniogauterio@yahoo.com.br

pousadajkbujuru@yahoo.com.br

gabrielgauterio50@yahoo.com.br

Msn:
antoniogauterio@yahoo.com.br

gabrielknak@hotmail.com

Skype:
antoniogauterio1


23/03/2011

SIMBOLOS


<  SIMBOLOS >

 Os símbolos são as convenções representativas do nosso município, por que expressam as grandezas, as glórias, os anseios, os ideais e os destinos de sua população. Os símbolos do nosso Município são: Bandeira, Brasão de Armas e Hino.
  A bandeira representa o Município, deve ser hasteada em frente aos prédios públicos e escolas.
  Devemos respeitá-la, pois ela é o símbolo que identifica a nossa terra.
  A Bandeira Municipal de São José do Norte é terciada em faixa, sendo os quartéis de azul, constituídos por duas faixas brancas, carregadas de sobre-faixas vermelhas, paralelas, que partem de um triângulo branco firmado na tralha, onde o Brasão Municipal é aplicado.
  O Brasão, representa, na Bandeira, o Governo Municipal e o triângulo branco, onde é aplicado, simboliza a própria cidade-sede do Município, as faixas que partem dessa figura geométrica, dividindo a bandeira em terças, simboliza a irradiação do poder municipal a todos os quadrantes do seu território e as partições assim constituídas, representam as propriedades rurais existentes no mesmo.

®     Bandeira Municipal
  De conformidade com as regras Heráldicas, a Bandeira Nacional terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Municipal, levando-se em consideração 14 (quatorze) módulos de altura da trabalha por 20 (vinte) módulos de comprimento do retângulo.
  A Bandeira Municipal poderá ser reproduzida em bandeirolas de papel nas comemorações de efemérides, obedecendo-se, sempre, aos módulos e às cores heráldicas.
  As bandeiras velhas ou rotas serão incineradas de conformidade com o disposto no artigo 33 do Decreto Lei nº 4545, de 31 de julho de 1942, registrando-se o fato no livro competente.
  A Bandeira Municipal deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso a noite, uma vez que se encontre convenientemente iluminada; normalmente far-se-á o hasteamento ás 8 h e o arriamento as 18 h.
  Quando a Bandeira Municipal é hasteada em conjunto com a Nacional, estará disposta á esquerda desta, sendo que a Bandeira Estadual, quando for também hasteada, ficará a Nacional ao centro, ladeada pela Municipal á esquerda e a Estadual a direita, colocando-se a Nacional em plano superior as demais.

®     Brasão
  O Brasão de Armas do município é um símbolo e representa as principais características municipais
  O escudo usado para representar o  Brasão de Armas de São José de Norte representa a raça colonizadora (portuguesa).
  A coroa representa a sede do município. O escudete nas cores do Estado do Rio Grande do Sul mostra que o Município é Gaúcho.
  O metal argente (prata) do campo do escudo simboliza paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade.
  O escudete de goles (vermelho), como cinco asas de argente (prata) postas em aspas e timbrando de uma asa de sable (preto), reproduz as armarias da família Abreu, lembrando o fundador da cidade, Cristóvão Pereira de Abreu.
  O esmalte goles (vermelho) do campo escudete é símbolo heráldico de dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia e o sable (preto) da asa do timbre simboliza austeridade, prudência, sabedoria, moderação.
  Os lírios e as palmas entrecruzados representam São José, padroeiro da cidade.
  Os três peixes nadantes representam, no Brasão, o Oceano Atlântico e a condição de cidade litorânea, de onde advém uma das riquezas econômicas do município, a pesca.
  Nos ornamentos exteriores, além dos peixes, a cebola representa o principal produto do município.
  No listel de goles (vermelho), em letras prateadas, inscreve-se “São José do Norte”, ladeado pelos milésimos “1763” da fundação do povoado e “1831” de sua emancipação política.
  A inscrição “Mui Heróica Villa” foi-lhe concedida pelo decreto nº 91, de 25 de outubro de 1841, em virtude de resistência as forças revoltosas de 1835, sob o comando do general Bento Gonçalves.

®     Hino Municipal
  Oficializado como Hino Municipal, o poema, com a respectiva música do Professor Loreno Pastore, passou a fazer parte integrante dos Símbolos Municipais. O Hino Oficial foi instituído pela Lei Municipal nº 024, de 19 de setembro de 1986.
  O Hino faz parte de todas as festividades oficiais do Município, devendo ser executado, no seu todo ou em parte, toda vez que tais eventos ocorrerem.

Eu sou nortense e tenho amor a minha terra
Morro por ela no campo ou na cidade
Mesmo distante, em qualquer lugar
Eu sou teu filho e não deixo de te amar

Fostes a brava "MUI HERÓICA" dos Farrapos
Fostes também a capital do nosso estado
Garibaldi, Bento Gonçalves
E tantos outros engradecem teu passado

Terra de Marcílio Dias
Terra de Tamandaré
Tantas Glórias do passado
Mas que ainda se mantém de pé (refrão)

Poetisa Delfina da Cunha
Nos teus versos é que busco inspiração
Quero ver toda cidade
Cantando com vontade este nosso refrão
P´rá saudar a capital
Que agora é mundial, pela sua produção

Areias claras lenço branco da saudade
Nos verdes campos a esperança no amanhã
Por tuas glórias, brilhante história
É que teu povo te adora e é teu fã

Pois é assim a minha São José do Norte
De frente ao mar e neste lindo céu de anil
Quem te conhece, jamais te esquece
Pois és p´rá mim a grande terra do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário