SLOGAN

UM LUGAR PARA DESCANÇO, ENTRE O MAR E A LAGOA.

CONTATOS:

Fone:
053-99720939

053-99450918

E-mail:
antoniogauterio@yahoo.com.br

pousadajkbujuru@yahoo.com.br

gabrielgauterio50@yahoo.com.br

Msn:
antoniogauterio@yahoo.com.br

gabrielknak@hotmail.com

Skype:
antoniogauterio1


23/03/2011

ECONOMIA


< ECONOMIA >
®    ARROZ = Encontra-se em expansão a cultura do arroz, pois o solo do município, principalmente as terras às margens da laguna dos Patos, são excelentes para o cultivo desta gramínea.
  Esta cultura, no município, é exclusiva de alguns produtores. A área plantada poderia ser ampliada caso houvesse água em maior quantidade. Alguns produtores plantam com água da Laguna dos Patos ou banhados, porém, em épocas de estiagem, os banhados secam e a Laguna dos Patos pode salgar repentinamente.
®    CEBOLA = A cebolicultura em São José do Norte tem passado por um período de recuperação de mercado e lucro para os produtores, após sucessivos anos de frustrações. As últimas safras têm trazido o resultado desejado por vários motivos, como: bom preço de mercado, crédito e incentivo para a produção, melhoria da técnicas de plantio com o auxílio da Emater e autoridades locais.
  Quanto a comercialização do produto local, esta é feita, quase sempre, pelos produtores.
®    PESCA = O município possui um grande potencial hidrográfico formado pelas águas da Laguna dos Patos e do Oceano Atlântico. Estas condições naturais lhe permitem plenas condições para o desenvolvimento da atividade pesqueira.
  A pesca industrial é realizada em alto-mar, além das três milhas, com barcos de grande porte, acima de 12 toneladas. São utilizadas extensas redes de arrasto o que proporciona maior produção.
  A pesca artesanal é praticada tanto na Laguna dos Patos como nas três milhas oceânicas destinadas a ela. É realizada por pescadores com embarcações de pequeno porte, embarcações de convés aberto (bote) com redes de menor tamanho do que as utilizadas na pesca industrial.
  Outra dificuldade que os pescadores do município enfrentam é quanto à comercialização, pois não existe um sistema definido, o que tem propiciado a instabilidade do mercado.
  A produção de São José do Norte é superior a de Rio Grande, mas o produto da pesca local é quase que totalmente entregue às industrias rio-grandinas que absorvem a produção.
  As principais espécies de pescado encontradas em nosso potencial hidrográfico são: camarão, tainha, corvina, anchova, bagre, castanha, pampo, linguado, miragaia, papa-terra, pescadinha, pescada olhuda, viola, cação, savelha, abrótea e outros.
  Existe, no litoral Atlântico, a pesca do marisco, praticada por turistas e moradores locais para o próprio consumo. O marisco apresenta-se em grandes quantidades, principalmente no verão, chegando à praia por ação das ondas onde freqüentemente se enterram, exigindo muitas vezes dos pescadores o uso de pás para desenterrá-los.
®    PECUÁRIA = A pecuária marcou o início das atividades econômicas no município. O meio físico é o grande aliado da pecuária o que permitem a continuidade desta atividade, pois apresenta condições muito favoráveis à criação de gado: a grande planície com vastas pastagens.
  A região também é abundante em águas: lagoas, sangas e banhados, tão necessários ao gado.
  No município de São José do Norte, existem rebanhos bovinos, eqüinos e ovinos, distribuídos nos três distritos. A exploração destes rebanhos ocorre de forma diferenciada nestes três distritos.
  O rebanho bovino concentra-se mais no distrito de Bojuru, onde se encontram os animais de melhor genética e de melhor manejo. No primeiro e no segundo distritos, a criação de bovinos é em nível de pequena propriedade e atende ao consumo próprio de leite e carne, funcionando como uma espécie de poupança, pois o produtor compra alguma rês, quando sobra algum dinheiro da cebola, e vende, quando vai mal na agricultura.
  O rebanho eqüino distribui-se uniformemente por todo o município, mas, no terceiro distrito, Bojuru, é onde se encontram os melhores animais. A maior parte desses fica dispersa pelas estradas, entre as propriedades e becos e serve, basicamente, para serviços de tração e para lides de campo.
  O rebanho ovino também se concentra no terceiro distrito. A exploração do rebanho é voltada para a produção de lã. O consumo de carne se dá em nível de propriedade, não sendo vendido normalmente em açougues locais, a não ser em ocasiões especiais, como Natal, Páscoa e outros. Para o abate, são importados animais de outros municípios.
®    INDÚSTRIA e COMÉRCIOS = O município de São José do Norte possui indústrias madeireiras de extração e beneficiamento de madeira. Vários fatores colaboram para o desenvolvimento industrial, tais como: implantação da energia elétrica em todo município, estrada BR-101. O terminal Giuseppe Garibaldi está com previsão de instalação até o ano de 2010. Durante sua implementação devem ser gerados 850 empregos diretos e 4200 empregos indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário